top of page

INTRODUÇÃO

       Há milhares de anos a arquitetura passa por alterações, conforme época, região, religião, política, cultura e momento histórico, principalmente na Europa. A partir disso, foram criados diversos estilos, que demonstram o modo de viver e pensar das pessoas em um período determinado. A diferença entre cada um está no uso de formas, métodos construtivos, materiais, ideais e, que podem transformar ambientes em únicos. Como exemplo, o estilo Clássico que é mais antigo, quando os objetos remetiam a posse e riqueza, através de elementos dourados, forros de veludo e formas boleadas. Enquanto o minimalismo é mais atual e faz uso de formas retilíneas, que tentam demonstrar que o menos é mais, além de ser bastante usual atualmente.

       Salvo mobílias originárias do século passado, todas são fabricadas atualmente, porém com inspirações nos designs de cada época. Além disso, há mobiliários, materiais e tons que se enquadram em mais de um estilo, até porque uns foram sofrendo influências e agregações de outros ao longo dos anos. Sendo assim, cada estilo possui seu valor e seu público e, na decoração de interiores atual, não temos mais a limitação de usarmos apenas um estilo, pois existem situações e técnicas para combinarmos estilos diferentes num mesmo ambiente, gerando espaços acolhedores e funcionais.

       Quando adquirimos um imóvel, imaginamos como vamos decorar cada ambiente, de forma que remeta nossa identidade e gere conforto, tranquilidade e segurança pós o dia a dia de trabalho. Não basta ir comprando itens aleatórios, mas tentar inicialmente traçar um estilo de decoração que te agrade, pois apesar destes poderem ser misturados, deve ser feito de forma harmoniosa e planejada. Costumamos passar 90% de nossas vidas em ambientes internos, cujo terão influências em nosso comportamento e sensações, pois é provado cientificamente que elementos da arquitetura de interiores podem afetar na saúde e bem estar físico e mental dos usuários. Daí vem a importância de contratar um Arquiteto e Designer de Interiores para planejar e coordenar as intervenções, promovendo espaços mais funcionais, confortáveis e personalizados para cada indivíduo, através do uso inteligente dos ambientes, considerando fluxos, permanência, atividades, necessidades, circulação, ventilação, iluminação, qualidade térmica e acústica, ergonomia, acessibilidade, ambientação, estética e organização do espaço.

       Um projeto de fachadas/interiores contempla: organização do layout: paredes, divisórias, mobiliários e objetos; intervenções hidráulicas, elétricas, tecnológicas (iluminação, ventilação, isolamentos, brises, prateleiras de luz); Ambientação dos aspectos estéticos e neurológicos, através de materiais para revestimentos, acabamentos, cores, mobiliário, decoração, iluminação, vegetação, texturas, aromas, não apenas visual, mas também térmica, sonora, tátil e olfativa. 

Image by Liana Mikah

GUIA DE ESTILOS E PERSONALIDADES

ESTILOS ARQUITETÔNICOS, ESTILOS DE INTERIORES E TIPOS DE PERSONALIDADES

CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTILO ARQUITETÔNICO:

B

a.

Tons e cores: e.

Mobiliários e materiais: C.

Características: ;

Dicas de decoração: ;

CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTILO DE INTERIORES:

BOHO

Recheado de influências e referências étnicas, que vão desde o hippie chic, cultura cigana, estilo oriental, punk, vintage, country, até a moda étnica.

Tons e cores: as principais cores são o marrom, o preto, o bege, o cáqui e o verde oliva, que podem ser mescladas com outras mais vibrantes, como o vermelho o dourado, o amarelo, o prata e o roxo. Para um resultado satisfatório, usa-se três tonalidades distintas em um só ambiente.

Mobiliários e materiais: Costuma reutilizar ou reformar móveis antigos, como racks, estantes, aparadores, mesinhas de centro, cadeiras. Faz o uso de pufes ou poltronas diferenciadas, sofás extensos, confortáveis, com formatos arredondados e tecidos macios de coloração intensa, além de plantas, peças de crochê, macramé e estampas étnicas.

POLTRONA BOHO.png
MESA BOHO.png
MESA CENTRO BOHO.jpg
TAPETE BOHO.png
SOFÁ BOHO.png
BOHO4.png

Características: Estilo mais ousado e despojado e, que combina vários elementos de maneira harmoniosa, resultando em ambientes nada tradicionais, com bastante personalidade e muito acolhedores.

Dicas de decoração: 

1. Escolha uma base de cor neutra e use os demais tons de cores nos elementos decorativos;

2. Invista em têxteis, como tapetes, mantas e almofadas;

3. Combine móveis tradicionais com móveis e objetos artesanais, rústicos de madeira e/ou retrô;

4. Misture estampas, inclua quadros em prateleiras, vasos com plantas e uma rede de balanço;

5. Use araras como guarda roupas nos quartos.

BOHO2.jpg
BOHO1.jpg
BOHO3.jpg

CLÁSSICO

Origem na arquitetura grego e romana. Influência do renascentismo, barroquismo e do rococó.

Tons e cores: elementos metalizados e rosa bebê, azul marinho, preto e verde esmeralda e, para decorações mais cleans, usa-se tonalidades sóbrias de branco e bege, marrom e off-white.

Mobiliários e materiais: Sancas de gesso, colunas, rodapés, tecidos finos, papeis de parede, cortinas, tapeçarias, estantes com livros, arranjos florais e peças decorativas, tais como espelhos grandes, molduras, pratarias, cristais, porcelanas, candelabros, abajures, lustres pendentes ornamentados com detalhes em cobre, prata ou ouro. Bancadas e pisos em mármores e granitos claros, pisos de madeira, teto em gesso com desenhos em relevo. Mobílias imponentes e nobres, em madeira, veludo e couro (camas com colunas, poltronas e cadeiras elegantes), com riqueza de detalhes.

quadra
Moldagem de estuque
papel parede clássico.jpg
cortina clássica.jpg
tapeçaria clássica.jpg
estante clássica.jpg
arranjo floral clássico.jpg
espelho clássico.jpg
candelabro clássico.jpg
porcelana clássica.jpg
mobília clássica.jpg

Características: Simetrias harmoniosas, elementos curvos, ornamentos rebuscados e entalhados, retrata elegância e sofisticação, que relembra cenários de casas nobres e castelos. Se encaixa em ambientes amplos e altos, pois mobílias são grandes que, em ambientes menores, reduzem a percepção de espaço. Porém, caso seja seu caso e paixão, podemos mesclar com outros estilos.

Dicas de decoração: 

1. Uso de cores neutras e móveis e decoração em madeira escura e mármore;

2. Priorize móveis maiores, arredondados e mais trabalhados, principalmente na sala e nos quartos;

3. Abuse dos adornos com detalhes prateados e dourados (espelhos, livros, molduras, cristais, pratarias, candelabros, porcelanas, abajour, , vasos, lustres) e, na mistura de tecidos em móveis (veludo, seda), tapetes (florais, liso, listras), cortinas com varões de madeira ou bronze (veludo, jacquard: de cor clara ou bordô);

4. Crie cenários aconchegantes com iluminação amarelada;

5. Use espelhos grandes com molduras e papeis de parede com estampa clássica nos cômodos, inclusive nos banheiros.

clássico1.png
clássico3.png
clássico2.png
clássico4.png

CONTEMPORÂNEO

Surgiu na segunda metade do século XX, propondo o livramento de excessos de adornos nos ambientes, priorizando a relação entre função e estética, equilibrando elementos artísticos e tecnológicos.

Permanece na moda até hoje e, geralmente é confundido com o estilo moderno, porém é mais simplista e com alguns traços minimalistas, somados a uma nova perspectiva de personalização do espaço, por trazer mais cor, texturas, brilho e toques pessoais na decoração, gerando um design mais funcional e arrojado.

Tons e cores: cores neutras, como cinza, branco e creme. Ficando as cores vibrantes e texturas para pequenos pontos e detalhes, como o amarelo, vermelho, azul marinho, magenta e verde, que funcionam como pontos focais, criando ambientes únicos.

Mobiliários e materiais: pisos, paredes, mobiliários, portas, janelas e colunas com linhas retas e cores neutras, formas geométricas inovadoras, baixas ou rentes ao chão, que se misturam as formas sinuosas na composição. Uso de iluminação que criam nuances e valorizam a funcionalidade do espaço, tecidos leves que favorecem o conforto e, de materiais lisos, como o cimento queimado, vidro, madeira laqueada, pedra polida e o inox.

CONTEMPORÂNEO1.1.jpg
CONTEMPORÂNEO2.1.jpg
CONTEMPORÂNEO4.1.png
CONTEMPORÂNEO3.1.png

Características: alternativa para quem precisa de uma casa com rotina prática e funcional, por priorizar o uso de elementos essenciais para o conforto do lar.

Dicas de decoração:

1. Use cores neutras e materiais em madeira, metal, pedra, vidro, cimento e mármore, nos móveis com linhas retas e na decoração. Enquanto que tons destaques ficam nas almofadas, sofás, quadros e adornos;

2. Extermine paredes integrando as sala de estar e sala de jantar com a cozinha;

3. Decore com poucos acessórios (cortinas - de algodão, linho ou seda, tapetes sem estampas, vasos, pequenas esculturas, almofadas);

4. Invista em luminárias com designs simples e janelas grandes com vidros lisos e transparentes;

5. Escolha mobílias espaçosas e funcionais.

CONTEMPORÂNEO4.jpg
CONTEMPORÃNEO1.png
CONTEMPORÃNEO3.png
CONTEMPORÃNEO2.png

INDUSTRIAL

Ganhou impulso em Nova York, nos EUA, entre os anos de 1950 e 1970, quando os galpões industriais abandonados foram transformados em lofts.

 

Tons e cores: uso de cores neutras e sóbrias, como branco, preto, marrom e cinza, ficando as cores vibrantes reservadas para alguns elementos decorativos, principalmente as cores primárias azul, amarelo e vermelho.

Mobiliários e materiais: uso de materiais crus sem pinturas, paredes e pisos de tijolo aparente, concreto, madeira e cimento queimado. Estrutura e instalações elétricas e hidráulicas aparentes, ambientes integrados com poucas paredes é pé direito alto. Portas e janelas largas e com materiais de ferro, madeira e ou vidro, valorizando a iluminação natural. Na escolha do mobiliário, opte por peças de aço, madeira maciça ou de demolição, couro e ferro e, luminárias em cobre ou alumínio e eletrônicos de aço inox.

INDUSTRIAL 1.1.png
INDUSTRIAL 1.3.png
INDUSTRIAL 1.2.png
INDUSTRIAL 1.4.png

Características: bastante usual atualmente, possui aparência inacabada, remetendo aparência de reciclado. Se enquadra com pessoas que gostam de ambientes mais urbanos e funciona bem quando mesclado com os estilos rústico e moderno.

Dicas de decoração:

1. Preserve a estrutura original do imóvel (paredes ou superfícies sem acabamentos ou aparentes - cimento queimado, tijolinhos, concreto, vigas, fios e tubulações);

2. Invista em ambientes sem paredes integradas, com pé direito alto e janelas amplas;

3. Use mobílias recicladas ou priorize mobílias dos materiais a seguir ou a mistura destes: madeira, metal, couro, patinadas e ou com pés palito;

4. Ilumine o ambientes com luminárias metálicas ou trilhos com spots;

5. Pinte uma parede com arte urbana (grafite), usando as cores primarias vibrantes.

INDUSTRIAL4.png
INDUSTRIAL1.jpg
INDUSTRIAL3.png
INDUSTRIAL2.png

MINIMALISTA

Surgiu no século XX, pós Segunda Guerra Mundial, quando muitas pessoas perderam seus bens materiais, tornando-se necessário a criação de novas soluções arquitetônicas que encurtassem o prazo de entrega das construções.

Tons e cores: Decoração clean, paredes com cores claras, como cinza, bege, preto e branco, pisos lisos e polidos. 

Mobiliários e materiais: móveis planejados baixos, simples ou multifuncionais (camas e bancos com baús, mesas de centro com prateleiras, mesas dobráveis/retráteis ou expansíveis, sofás-camas, tábuas de passar roupas embutidas em armários, armários e sapateiras sob escada, poltrona de amamentação que vira cama de descanso, escrivaninha embutida no armário ou na estante de livros, gavetas e prateleiras no entorno do sofá, closet e espaços para leitura embaixo de camas suspensas). Janelas grandes de vidro que priorizam a iluminação natural, usando cortinas e persianas com tecidos finos e transparentes, garantindo leveza ao ambiente, além de luminárias e abajures, peças metálicas, de couro ou amadeiradas, espelhos para sensação de amplitude e itens de decoração discretos, como uma elegante peça de arte ou quadros em cores preto, branco e neutras, cujo criam pontos focais.

MINIMALISTA1.3.png
MINIMALISTA1.2.png
MINIMALISTA1.4.png
MINIMALISTA1.5.jpg
MINIMALISTA1.1.png

Características: Equilibra estética e funcionalidade e faz o uso de linhas retas e formas geométricas simples, foge dos excessos, usando o mínimo de móveis e objetos possíveis. Ambiente limpo, moderno e funcional. O menos é mais!

Dicas de decoração:

1. Invista nos tons neutros;

2. Dê vida ao ambiente com plantas;

3. Opte por móveis com formas geométricas e multifuncionais, para deixar o ambiente mais limpo (exemplo: uma mesinha lateral com gaveta, que serve como criado mudo, para por uma planta decorativa e ainda guarda coisas);

4. Aposte em luminárias com linhas retas, espelhos e janelas amplas;

5. Priorize peças e pisos em madeira (ou vinílico), ferro, couro, acrílico e fibras naturais.

MINIMALISTA4.png
MINIMALISTA3.png
MINIMALISTA1.png
MINIMALISTA2.png

MODERNO

Tons e cores: cores neutras e terrosas.

Mobiliários e materiais: uso de linhas retas, mobílias baixas e horizontais, janelas sem adornos e que valorizam a iluminação natural. Materiais crus, como madeira, metais, couro, cimentos e fibras naturais. Design da mobília refletem sua finalidade e funcionalidade.

MODERNA1.3.png
MODERNA1.2.png
MODERNA1.4.png
MODERNA1.1.png

Características: estilo simples e prático, se adapta a qualquer espaço e agrada a maior parte. Confundido com o estilo minimalista, porém possui mais cores e elementos decorativos. Pessoas que priorizam a funcionalidade, mas não são tão simplistas quanto o estilo minimalista, adoram esse estilo!

Dicas de decoração:

1.Invista em cores neutras e terrosas, linhas retas, metal e estampas geométricas nos móveis e acessórios;

2. Insira as ultimas tecnologias na decoração (exemplo: painel eletrônico com display de imagens, substituindo quadros e/ou porta retratos);

3. Invista em mobílias e acessórios funcionais e que sejam de madeira, metais, couro, cimento e fibras naturais;

4. Coloque plantas, tapeçaria, tapetes e almofadas na decoração;

5. Opte por armários e prateleiras embutidos e aposte em janelas ou vidraças amplas.

MODERNO2.png
MODERNA1.png

RETRÔ

Marcada pelas suas peças icônicas e por outros elementos de design que sobreviveram várias décadas, principalmente as de 1950 a 1970, ela traz elementos que dizem muito sobre a personalidade de quem mora na casa.

Remete e mistura elementos de design das décadas de 1950 e 1970, inspirado no movimento artístico do Pop Art. Parecido com o vintage, com ambientes inspirados em moveis e objetos antigos, porém, no vintage as peças realmente são antigas e, o retrô recria peças e conceitos com uma visão mais moderna, ajustado ao design de antigamente.

Tons e cores: uso de cores intensas, sejam pasteis ou vibrantes, a exemplo do laranja, amarelo, rosa e azul, tanto nas paredes, quanto nos mobiliários e itens de decoração e eletrodomésticos.

Mobiliários e materiais: geladeira com cores que fogem do tradicional, telefones antigos, moveis baixos, arredondados e alongados, com pés cromados ou de palito, como camas, mesas, estantes, poltronas e sofás, estofados listrados, papéis de parede com estampas de décadas passadas, mantas coloridas, almofadas, quadros de artes, ilustrações vintage, espelhos e muitas fotografias.

RETRÔ1.5.png
RETRÔ1.4.png
RETRÔ1.2.jpg
RETRÔ1.3.jpg
RETRÔ1.1.png
RETRÔ1.6.jpg

Características: uso de formas abstratas, geométricas, florais e xadrez. Indicado para quem gosta de um visual com forte impacto estético. Mescla peças de design antigo com contemporâneas!

Dicas de decoração: 

1. Aposte em plantas e nos tons vibrantes e estampas nos móveis e decoração;

2. Invista em sofás, puffs, mesas e cadeiras com aspecto envelhecido e com pés de madeira palito ou inspirados em épocas antigas;

3. Insira elementos decorativos coloridos e/ou referenciando outras épocas (quadros, vitrolas, luminária de chão​, tapetes geométricos, vasos de mesa, recamier, placas decorativas, mesinhas de suporte multiuso, varal de luzes, porta-velas e almofadas);
4. Use tonalidades ou estampas semelhantes nas poltronas, cortinas e tapetes;

5. Utilize gabinetes com design antigo e ladrilhos nos banheiros e cozinha e, mescle móveis amadeirados com peças de cores fortes.

RETRÔ1.png
RETRÔ4.jpg
RETRÔ3.jpg
RETRÔ2.png

RÚSTICO

Baseado na decoração usada nas antigas colônias dos países europeus, quando os imigrantes começaram a levar um pouco de sofisticação e conforto para suas residências.

Tons e cores: uso de cores neutras, como branco, cinza e bege e, tons terrosos, marrom e avermelhado.

Mobiliários e materiais: predomina o uso de plantas e materiais nos móveis, paredes, pisos, revestimentos e nos itens decorativos, a madeira tradicional e de demolição, pedra, aço, palha, vime, cerâmica, couro, linho, algodão e vidro temperado. Móveis robustos e clássicos em madeira, sofás e poltronas de couro, cadeiras, painéis e biombos para separar espaços, cortinas de tecidos leves (linho ou algodão), adornos variados (candelabros, baús, maletas clássicas, abajures, tapetes, almofadas e mantas em fibras naturais, flores em estampas de toalhas e almofadas ou em floreiras). Aproveitamento das paredes com quadros de paisagens, retratos antigos e espelhos com molduras inacabadas.

RÚSTICO1.3.png
RUSTICO1.1.png
RUSTICO1.5.png
RÚSTICO1.4.png
RUSTICO1.2.png

Características: representa um estilo campestre, composto por itens mais naturais, que retratam o aconchego e se encaixam bem em locais e noites frias. Iluminação amarelada, destacando os elementos naturais, criando um clima bucólico.

Dicas de decoração: 

1. Opte por cores e materiais de tons neutros, terrosos, madeira e couro;

2. Invista em lareira para os locais frios, e iluminação de cor amarela, para criar um ambiente aconchegante. Reaproveite e trate prateleiras e armários de pallets e madeira e use nos banheiros e cozinha;

3. Aproveite paredes de pedra, tijolo e madeira e deixe expostos e intercale com novas paredes de vidro, para aproximar a natureza da casa;

4. Traga mais aconchego com pisos de madeira, cortinas leves, artesanatos, tapetes, quadros, mesinhas de cabeceira, plantas, artigos decorativos em cobre e de barro ou cerâmica;

5. Crie um espaço para relaxamento na área externa da casa, com muita vegetação, móveis de madeira e/ou fibras  naturais e caminhos.

RUSTICO2.png
RUSTICO5.png
RUSTICO4.png
RUSTICO1.png
RUSTICO3.png

TROPICAL

Referência à região dos trópicos, que possui características bem brasileiras, diversidade de fauna e flora, temperaturas elevadas e praias paradisíacas.

Tons e cores: uso de cores mais intensas mescladas com pastéis, estampas com listras coloridas, florais, de frutas e animais (golfinhos, estrelas do mar), utilizando tonalidades claras (branco e bege) e vibrantes (amarelo, vermelho, laranja, lilás, rosa e azul), combinadas com o verde. Utilizadas em paredes, elementos decorativos e até no mobiliário.

Mobiliários e materiais: móveis de madeira (focada na de demolição, com acabamento em cera ou verniz), vime, bambu, fibras e tecidos naturais (algodão e linho), artesanatos locais e tramas manuais. Possível combinar diferentes materiais, como uma mesa de madeira com cadeiras revestidas em fibra. Estampas ou mistura destas em almofadas, mantas, tapetes, painéis, estofados, objetos decorativos ou até numa parede personalizada. Cortinas leves com varões de madeira, cestos ou vasos de plantas em vime, objetos de madeira, vime, pedra, bambu, ratan ou fibras naturais, cerâmicas rústicas, jogos de talher com cabos de bambu, ventiladores de teto com trabalho em vime e quadros. Pisos em madeira e pedras, em tonalidades de areia e terracota. Plantas tropicais (monstera - costela de adão, pacová, todas as espécies de palmeiras, flores hibisco, alpina e helicônia ou bananeira-ornamental). Paisagismo, nas áreas internas ou externas, trabalhado nos espaços maiores e cultivado em vasos, cachepôs ou penduradas, nos menores. Privilegia a iluminação natural e o uso de luzes de cor amarela em lustres de madeira, fibras naturais, luminárias pendentes ou de piso, abajures e arandelas inspiradas em tochas e lampiões, gerando um cenário aconchegante.

TROPICAL1.2.png
TROPICAL1.5.png
TROPICAL1.6.png
TROPICAL1.1.png
TROPICAL1.4.jpg
TROPICAL1.3.png

Características: conceito baseado na boa energia, frescor, sensação de liberdade e estar em meio à natureza.

Dicas de decoração:

1. Escolha três ou quatro cores alegres para aplicar em um ambiente e utilize-as com paredes brancas e/ou bege ou, varie entre tons escuros e claros dessas cores (exemplo: almofadas em verde escuro, aposte em outros itens em azul claro ou branco);

2. Invista em azulejos de cozinha e banheiros, papeis de parede e almofadas com estampas florais e de animais, quadros e pósters com elementos tropicais, cadeira de balanço, cestos, vasos amarelos ou cerâmica, cachepots e cortinas;

3. Priorize mobílias e itens decorativos artesanais e de materiais naturais (madeira, bambu, vime, pedra, ratan, algodão);

4. Móveis de madeira estilo rústico se encaixam muito bem, mas se tiver pés de metal também são bem vindos;

5. Vegetação de tamanho médio a grande (lírios, bromélias, palmeiras, pau d’água, licuala, pleomele e babosa de pau).

TROPICAL3.jpg
TROPICAL5.jpg
TROPICAL2.jpg
TROPICAL4.jpg

PERFIS DE PERSONALIDADE:

 
CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPO:


EXPLORADOR - procuram a ação e o dinamismo, se conectam com seus arredores de uma forma que nenhum outro tipo consegue. Gostam de novidades, são aventureiros, estão sempre em busca de novas formas de estímulo e possuem a habilidade de pensar rapidamente. Mestres com ferramentas e técnicas, desde dominando ferramentas físicas até persuadindo outras pessoas. Personalidades essenciais em crises, artesanatos e vendas. Podem assumir empreendimentos arriscados ou focar apenas em prazeres sensuais;

Aventureiro, Enérgico, Habilidoso, Inteligente, Experimentador, Espontâneo, Artista, Ousado

Aventureiro, Enérgico, Habilidoso, Inteligente..jpg
experimentador, espontaneo, artista, ousado..jpg

ANALISTA - determinados, lógicos e muito inteligentes. Tiram grandes conclusões mesmo com poucas informações. Teóricos e estrategistas, se sobressaem em debates intelectuais e científicos ou em campos tecnológicos. Independentes, com mente aberta, abordam muitas coisas de uma perspectiva utilitária, e se interessando muito mais no que funciona do que no que satisfaz a todos. Seu mundo está em sua cabeça e eles raramente o compartilham, têm uma profunda dificuldade para conectar com as emoções;

Determinado, Lógico, Criativo, Curioso, Inovador, Racional, Independente, Perceptivo

determinado, lógico, criativo e curioso..jpg
ivovador, racional, independente, perceptivo..jpg

IDEALISTA - sonhadores por natureza, estão sempre tentando mudar o mundo ao seu redor para melhor. Passionais e com energias concentradas no futuro, são os que fazem mais planos. Colaborativos, empáticos e criativos, muitas vezes fazendo o papel do harmonizador no seu círculo social ou espaço de trabalho, mas também causa problemas quando há a necessidade de confiar exclusivamente na racionalidade ou tomar decisões difíceis. Geralmente não enfrentam os outros porque não querem romper essa tranquilidade interna, e por isso se sentem desconfortáveis com as mudanças e os desafios inesperados;

Sonhador, Líder, Inspirador, Sociável, Altruísta, Harmonizador, Empático, Acolhedor

sonhador, líder, inspirador, sociável..jpg
altruísta, harmonizador, empático, acolhedor.png

GUARDIÃO - pessoas muito sensatas, trabalhadoras e realistas. Encaram suas tarefas com muita seriedade e responsabilidade. São as personalidades mais confiáveis. Colaborativos e altamente práticos e tradicionais, são ótimas em campos administrativos e lógicos, especialmente aqueles que dependem de hierarquia e regras. Esses tipos de personalidade seguem um plano e não fogem de tarefas difíceis porém, também podem ser inflexíveis e relutantes em aceitar diferentes pontos de vista.

Sensato, Trabalhador, Realista, Confiável, Protetor, Solícito, Comprometido, Meticuloso

sensato, trabalhador, realista, confiável..jpg
protetor, solícito, comprometido, meticuloso..jpg

Agora é com seu profissional!!! Tire suas dúvidas através do chat, formulário de contato, whatsapp, e-mail, ou clicando no botão abaixo:

Arquitetura e Interiores

CAU A2633230

Márcia Machado

71-99215.8371

logomarca.png
bottom of page